©2017 por AgênciaZ13

Follow Us

November 7, 2019

Please reload

Recent Posts

ITA e IST oferecem curso de especialização em Portugal

April 12, 2019

Foto: ITA

 

 

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica em parceria com o Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, oferece seu primeiro curso internacional, na capital portuguesa. O curso de Pós-Graduação em Segurança de Aviação e Aeronavegabilidade, complementa a formação com o foco em engenharia aeroespacial oferecida naquele instituto, harmonizando com os conceitos de segurança de sistemas aeronáuticos, bem como com os da administração e gestão da Aviação.

 

Existem muitos laços culturais e históricos que ligam os dois países. Em particular, com a o início das atividades da Embraer Portugal, em 2012, na cidade de Évora e com importante participação da Azul Linhas Aéreas no capital da TAP Air Portugal desde 2016, os laços entre Brasil e Portugal no setor aeronáutico se fortaleceram. “Entendo que nossa parceria contribui efetivamente para robustecer as relações neste contexto, além de ser a primeira vez que o ITA oferece um curso fora do Brasil. Trata-se de um importante passo, na interface de ensino e capacitação, para as atuais e futuras parcerias do ITA em Portugal e na União Europeia, em um sentido mais amplo”, afirma o professor Donizeti de Andrade, coordenador executivo do curso por parte do ITA.

 

Este curso é promovido pelos dois institutos IST e ITA, e conta com 7 professores brasileiros e 3 portugueses. Com o intuito de aprofundar as competências dos profissionais do setor aeronáutico nas suas interfaces com a Segurança de Aviação e a Aeronavegabilidade, permite o crescimento da cultura Aeronáutica e incentiva o desenvolvimento de uma abordagem científica e tecnológica que estimule novas linhas de investigação neste campo.

 

O curso permite ainda conhecer de forma sistemática as diversas dimensões da Aviação, nos setores de aeroportos, companhias aéreas, fabricantes de aeronaves, controle do espaço aéreo, gerenciamento de crises, medicina aeroespacial, certificação aeronáutica, fomentando a capacitação do setor sob diversos aspectos, à semelhança dos cursos ministrados no ITA. Em resumo, destina-se a todos aqueles que, de alguma forma, lidem com segmentos da atividade de Aviação ou ambicionem fazê-lo. Enquadra-se nos objetivos do IST em ofertar formação pós-acadêmica e contribuir para a atualização dos engenheiros que já são profissionais. “A associação com o ITA, que é o embrião do sucesso do Brasil no domínio da aeronáutica, beneficia de uma vasta experiência de vários anos neste tipo de atividade, introduzindo uma componente adicional à oferta letiva do IST e uma extensão das atividades do Instituto no domínio aeroespacial para os aspectos operacionais e formação profissional após o primeiro grau universitário", salienta o professor Fernando José Parracho Lau, coordenador executivo do curso por parte do IST.

 

Link do curso

https://tecnicomais.pt/diploma-de-formacao-avancada/seguranca-da-aviacao

 

Sobre a parceria -O ITA iniciou em outubro de 2017 as negociações acadêmicas para a oferta do Diploma de Formação Avançada (DFA) em Segurança de Aviação e Aeronavegabilidade em parceria com o Instituto Superior Técnico (IST) da Universidade de Lisboa. O IST oferece Mestrado Integrado em Engenharia Aeroespacial com uma componente científica forte e foca o projeto de engenharia.

 

A base para a parceria encontra-se no investimento bem-sucedido das ofertas de capacitação em cursos ligados à Aviação no Instituto: o PE e o MP-Safety (cursos de Especialização e de Mestrado Profissional em Segurança de Aviação e Aeronavegabilidade Continuada) para os quais o ITA tem 594 Especialistas (desde 2004) e 107 Mestres titulados (desde 2008). O IST tem imagem de marca diferenciada em Portugal: as notas-de-corte no Exame Nacional para os candidatos ao curso de licenciatura (graduação) em Engenharia Aeroespacial têm sido, em média, nos últimos anos, de 18,4 em 20,0.

 

Fonte:Divisão de Comunicação Social.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Please reload

Archive

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey LinkedIn Icon