©2017 por AgênciaZ13

Follow Us

February 3, 2020

November 7, 2019

Please reload

Recent Posts

Ministério reduz número de alunos por turma já no próximo ano letivo

May 3, 2018

PEDRO GRANADEIRO  / GLOBAL IMAGENS

 

A medida reverte aumento do tempo de Nuno Crato e tem como objetivo a "promoção do sucesso escolar"

 

O número máximo de alunos por turma vai ser reduzido, já a partir do próximo ano letivo, anunciou esta quinta-feira o Ministério da Educação. As turmas do 1.º ciclo passam a ter 24 alunos e as de 2.º e 3.º ciclos entre 24 e 28.

 

Em comunicado, a tutela diz que a partir de setembro as escolas públicas voltam aos números anteriores a 2013, "operacionalizando-se desde o ano inicial de cada ciclo". Ou seja, a medida começa a ser aplicada no primeiro ano, quinto e sétimo.

 

Em 2013, com o então ministro Nuno Crato, os limites tinham subido para 26 alunos no primeiro ciclo e para 30 nos outros.

 

"Assim, o processo de redução do número de alunos por turma - que já tinha iniciado em todos os ciclos de ensino nas escolas TEIP (Territórios Educativos de Intervenção Prioritária) - continua e continuará a ocorrer de forma progressiva em todas as escolas, tendo em conta a correlação positiva entre a dimensão da turma e o sucesso escolar", informa o Ministério da Educação.

 

A medida concretiza, assim, um dos compromissos do Governo e da Lei do Orçamento de Estado para a "promoção do sucesso escolar, através da melhoria das condições de aprendizagem e do trabalho docente em sala de aula".

 

"Aos alunos com necessidades específicas que estejam em efetiva permanência na turma, em dinâmicas de verdadeira inclusão, continua a ser garantido o acesso a turmas com 20 alunos", garante a tutela.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Please reload

Archive

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey LinkedIn Icon